O que te motiva levantar da cama todas as manhãs?

10 jun

AcordarEsta é uma simples pergunta que muitas vezes deixamos de nos fazer. Somos sugados pela correria do dia-a-dia e mergulhamos em nossa rotina sem nos perguntar o porquê de estarmos fazendo as coisas que fazemos.

Todos nós temos um propósito na vida, uma energia vital que faz nossos olhos brilharem, nosso sangue ferver e torna a nossa vida uma maravilhosa exploração em busca do nosso sonho.

Segundo Richard Leiter, autor do livro “O Poder do Propósito”, propósito é a nossa dimensão mais profunda, nossa essência que nos dá um intenso sentimento de quem somos, de onde viemos e para onde vamos.

Quando gastamos nosso precioso tempo com atividades que consideramos sem importância, nossa auto-estima diminui. Segundo a hierarquia das necessidades humanas do psicólogo Abraham Maslow, após suprirmos nossas necessidades básicas (comida, roupa, teto etc.), sentirmos que estamos em solo enraizado, amados e reconhecidos, precisamos focar nossa vida no nosso propósito, caso contrário lidaremos permanentemente com inquietação e descontentamento.

Para ser realizado e feliz um pintor precisa pintar, um músico precisa tocar e você precisa descobrir o seu talento, seu propósito maior e persegui-lo. E é tão único como sua impressão digital. Cada vida é uma experiência única.

Para te ajudar a descobrir se você está no caminho certo basta responder as perguntas do “Questionário de Vitalidade”  abaixo:

  1. Sinto que existe equilíbrio em minha vida?
  2. Dou, regularmente vigorosas gargalhadas?
  3. Vivo meus sonhos?
  4. Tenho me permitido tempo para a solidão?
  5. Tenho pelo menos duas pessoas acolhedoras na minha vida?
  6. Sinto a energia de uma ótima saúde?
  7. Tenho uma atividade espiritual na minha vida?
  8. Sinto que minha vida é importante?
  9. Minha recreação me recria?
  10. Tenho coragem de dizer “Não”?

Total de respostas sim: ____

Esta é uma excelente oportunidade de reflexão. O número total de respostas “Sim”  reflete claramente as escolhas que você tem feito para levar uma vida que valha a pena e que o leve a sentir  “êxtase de estar vivo”.

Abaixo disponibilizo um mini-curso gratuito de Alinhamento de Vida para você explorar sua consciência em busca de seu propósito e saber como alinhar sua vida em direção a ele. http://www.avatarepc.com/html/Pillar7-Alignment-PORT.pdf

Tenham uma ótima semana!

Clique aqui e siga-me no twitter.
About these ads

32 Respostas para “O que te motiva levantar da cama todas as manhãs?”

  1. Layra 10/06/2009 às 3:55 PM #

    Caio, adorei a sua iniciativa!
    Parabéns por ser congruente na sua decisão e o texto como o que vc enviou D+!

  2. Vanessa 10/06/2009 às 4:14 PM #

    Caião adorei o blog e fico muito feliz em fazer parte disso.

    Realmente não pensamos em nossas vidas, simplesmente vamos levando… acordamos e começamos a rotina diária de trabalho, casa, etc…

  3. Selma 10/06/2009 às 6:01 PM #

    Caião, parabéns pelo excelente trabalho que está desenvolvendo! É inspirador…

  4. Erika 11/06/2009 às 10:11 PM #

    Caio parabéns seu blog está lindo seu texto esta simples,profundo e inspirador. tenho refletido muito sobre este tema.

  5. Luciana 12/06/2009 às 9:17 AM #

    Adorei seu blog, muito verdadeiro e inspirador. Parabéns!

  6. Marcia 19/06/2009 às 10:48 PM #

    Parabéns Caio, por esta linda criação. Ela me conduz a conclusão de que o que mais me motiva a levantar da cama todas as manhãs é a possibilidade de conhecer pessoas especiais como você. Um grande abraço com os votos de muito sucesso sempre.

  7. Deni Belotti 22/06/2009 às 10:58 AM #

    Caio, ler sua pergunta me fez lembrar de uma história que decidi compartilhar com o grupo…

    Um grupo de estudantes tinha que fazer uma lista das coisas que eles consideravam hoje as Sete Maravilhas do Mundo. Depois de algumas discordâncias, foi feita uma lista com as mais votadas:

    - As Pirâmides do Egito
    - Taj Mahal
    - Grand Canyon
    - Canal do Panamá
    - Empire State Building
    - A Basílica de São Pedro
    - A Muralha da China

    Enquanto os votos eram recolhidos, a professora notou que uma aluna não tinha entregue o seu papel ainda. Ela veio na sua direção e lhe perguntou se ela estava tendo problemas para fazer sua lista, e a menina respondeu:

    - “É, um pouco…eu não consegui me decidir porque são tantas as maravilhas.”

    A professora disse:

    - “Então, vamos lá, leia o que escreveu e vamos ver se podemos ajudá-la”.

    A menina hesitou um pouco, e leu:

    - “Eu acho que as Sete Maravilhas do Mundo são ver, ouvir, tocar, saborear, sentir, rir amar.”

    O silêncio foi tão grande na sala que se podia ouvir um pingo d’água caindo. As coisas que nós recebemos de Deus, que nos torna os seres mais desenvolvidos e especiais do planeta são realmente maravilhosas, e muitas vezes nós não damos valor a elas… a não ser quando as perdemos.

    Agradeça a Deus todos os dias pela sua saúde física, mental e espiritual. Ore e faça algo de prático por aqueles que sofrem. Deus nos queria perfeitos, ele nos planejou para sermos a Sua imagem e semelhança, mas o mau uso do livre arbítrio nos separou dele e são muitos os que sofrem.

    E saiba que mesmo que nenhum sofrimento seja aparente em você, lá dentro você e Deus sabem que existe espaço para melhora, portanto não se desanime nem se sinta mal por ser imperfeito. É incrível como Ele capacita as pessoas para viverem com suas imperfeições a medida em que as corrige.

    Afinal, aqueles que O buscam podem acreditar completamente na promessa de que “Ele daria o frio conforme o cobertor” (versão do Adoniram Barbosa para 1 Coríntios 10:13)

    abs e bom fds a todos/db

  8. Leyla Galeto 22/06/2009 às 10:59 AM #

    Olá Caio,

    Tenho me disciplinado muito para “ouvir o som de Deus” todos os dias. Vale a pena acordar e aceitar as coisas e pessoas como elas são. Reconhecer os pontos positivos e encorajá-las p/ atingir seus sonhos. Prometi que seguirei os sinais e para concretizar essas ações, quando acordo, fico por algum tempo só escutando…sem me mexer…e algum pensamento se configura mais forte – e eu me aprofundo nessa sensação e – quase sempre – me levanto melhor do que quando acordei. Faço do meu dia uma rotina e persigo essa informação que captei. Tenho me emocionado, claro que algumas vezes, com essa sincronicidade. Quem tem que chegar chega, não é preciso forçar. Atuo em Rh há muitos anos e sei que já fiz diferença na vida de muitas pessoas – pq passo a ser um canal de passagem p/ aqueles que estão na busca como eu. Obrigada aos meus amigos, Clientes, família e a Deus – é preciso deixar Ele agir em sua vida! É esse o motivo de meu levantar – ajudar no plano de Deus …e espero estar conseguindo entender o que ele espera de mim! ab e bom fim de semana, Leyla

  9. Camila Poltronieri 22/06/2009 às 11:00 AM #

    Concordo plenamente com o que foi escrito. As vezes ficamos tão entregues a rotina que nem nos questionamos porque fazemos as coisas de tão automático que elas se tornam. Estar em contato com Deus é sempre um excelente modo para nos motivar, assim como procurar fazer o bem ao próximo independente de que setor trabalhamos, qual seja nossa profissão, enfim, ter um propósito de vida é fundamental e encarar todo dia como um presente de Deus, uma oportunidade de aprender algo novo, de se superar.

  10. Fran Winandy 22/06/2009 às 11:08 AM #

    Trabalhar no que gosto é, para mim, a principal motivação de levantar e ir à luta!
    Abraços!
    Fran

  11. Sérgio Silva 22/06/2009 às 11:08 AM #

    Meus filhos lindos e isso inclui minha empresa :) Deixar um legado corporativo baseado na alegria de desenvolver minha empresa e pensar (ou pelo menos achar) que meus filhos irão se dedicar a desenvolver esse negócio… é meu maior motivador :)
    Abçs, Sergio

  12. Alfredo Olveira 22/06/2009 às 11:10 AM #

    Nunca realmente me preocupei com isso até o dia em que percebi que sair da cama pela manhã tinha se tornado doloroso.
    Quando me dei conta que acordava e pensava:
    “Ai… tenho reunião novamente com Fulano, e o Sicrano vai me cobrar novamente o relatório que eu sei que não vai servir para nada já que ele não lê nem os e-mails que eu mando reportando as situações….
    Por que eu não acordei com dor de barriga hoje ???”

    Naquele dia, eu decidi mudar e descobrir o que REALMENTE me faz gostar de sair da cama, que são:

    1) Minha familia;
    2) Jogar Tenis;
    3) Tocar Guitarra

    Para estas coisas, o trabalho não é um fim e sim um meio para que possa te-las em minha vida tranquilamente e desfruta-las.

    Dinheiro não é um fim, mas um meio de obter aquilo que realmente nos dá prazer e realização, da mesma forma que o trabalho não deve ser um fim em sí mesmo.

    Acredito que busca da felicidade deve iniciar dentro de nós mesmos e tanto quanto possível esta não deve ser dependente de outras pessoas ou coisas externas.

    Daí, levantar pela manhã passa a ser suportável, mesmo que Fulano e Sicrano, tarefas inúteis e enchimento-de-saco continuem a ser parte de nosso dia-a-dia.

    Abraços a todos e namorem bastante ! (12-6-09)

  13. Valdir Cinquini 22/06/2009 às 11:11 AM #

    A vida que ganhei de graça, a missão que tenho que cumprir, a lição que tenho que aprender, o conhecimento e a sabedoria que tenho de disseminar.

    Valdir Cinquini

  14. Augusto Pnto 22/06/2009 às 11:11 AM #

    Saber que cada dia é um prêmio conquistado a duras penas e que não pode ser desperdiçado. Mesmo uma segundona fria e chuvosa, é plena de promessas de novas experiências e novas descobertas. Para mim, cada novo dia de vida é uma grande aventura. As pequenas provas e desafios são o tempero que necessitamos para viver cada dia como se fosse único (porque na realidade é).

  15. Carlos Alberto Domingues 22/06/2009 às 11:12 AM #

    O que me motiva a levantar da cama cada manha e’ sem duvida o despertador que …. nao para de tocar ……. E eu ligo o despertador cada noite antes de dormir por que amo minha esposa e quero dar a ela o melhor que posso.

  16. Alessandro Plothow 22/06/2009 às 11:13 AM #

    O que me motiva são saber que existe algo desafiante e novo esperando que eu agarre e destrinche! Também não fico esperando isso cair no colo, mas quando busco isso e não encontro começo a me sentir desmotivado!

  17. Miguel Gouveia 22/06/2009 às 11:13 AM #

    O prazer de viver intensamente, em todos os níveis, tudo aquilo que me acontece diariamente, tirando de toda e qualquer experiência um aprendizado passível de ser passado adiante.

  18. Jorge MIchalski 22/06/2009 às 11:26 AM #

    Prezado Caio,

    Excelente assunto.
    Muitos anos da minha vida acordei pensando como eu venceria o dia.
    Com o tempo me dei conta que estava atrás do momento, e que meu foco estava equivocado.
    Não temos que vencer o dia, temos sim que vivê-lo, com o senso de momento.
    Aprendi que deveria ser resignado, solidário, generoso, enfim, humano.
    Sei que não é simples assim, porque lidamos com muitas diferenças. Diferenças do ato da comparação, do que entendemos ser o melhor paradigma. Ato este, que é fonte geradora de conflito, porque queremos o perfeito, e esquecemos que somos imperfeitos.
    Neste entendimento, penso que poderíamos iniciar o dia com a determinação de que – aprenderemos alguma coisa e faremos algum ato de caridade.
    Assim, estaríamos obedecendo o princípio da física da “ação e reação”.
    No final do dia, naquele momento em que revisamos os nossos atos do dia, passamos a limpo sem culpa de que contribuimos de alguma forma para melhorar o dia de alguém, e o nosso também.
    “Ensinando se aprende. Aprendendo se ensina.” – Paulo Freire.
    Liderança também é descomplicar, transformar o difícil em fácil, seria este o grande desafio.
    Será que queremos descomplicar a vida?

    Agradeço a oportunidade.
    Jorge

  19. Salvio Fonseca 22/06/2009 às 11:27 AM #

    Caio, ótima pergunta. Eu a fiz em minhas reflexões dias atrás.
    O que me motiva é o inesperado, a nova chance, a nova “charada”, as novas emoções. Enfim, o que me motiva é viver mais um dia, inteiro ou parte dele, porque não sei o que acontecerá comigo hoje.
    A vida pode ser bandida ou amiga. Depende do “que” e do “como” fazemos dela ( ou nela ) e do que fazemos nela ( ou dela ).
    Um abraço. Siga o Sol.
    Salvio

  20. Lucas Gonçalves 22/06/2009 às 11:27 AM #

    Caio, boa pergunta. São esses tipos de perguntas que nos faz refletir todos os desafios que já passamos em nossas vidas.
    Ainda sou jovem, e acredito que como todos aqui já passamos bons e maus bocados.
    O que na verdade me motiva, são todas as coisas belas que existem nesse mundão, graças a todas as pessoas envolvidas nas construções de minha casa, da cidade, de todos esses lugares que passamos todos os dias e nem darmos conta da quantidade, e esforço das pessoas que as fizeram.
    Assim como eles, eu estou construindo a minha casa, minha cidade, meus caminhos, minha VIDA! e por isso devo construir da melhor maneira, empolgado, com muita energia e fé. Para chegar até aonde? Só vou saber quando chegar lá! E estou ansioso para saber.
    Abs a todos

  21. Eliane Bonotto 22/06/2009 às 11:36 AM #

    O fato de estar viva, ter saúde, ter uma família linda e maravilhosa, com cachorro e tudo, ter o trabalho que eu adoro, que me dá aquela quantidade gostosa de stress bom a cada dia.

    Continuar a ter sonhos como eu os tinha aos 20 anos, e continuar a ‘chegar lá’ a cada fase da minha vida.

    Ter zilhões de amigos, não ter inimigos, gostar do sol, gostar da chuva, ser curiosa para aprender sempre mais com tudo e com todos, aprender com meus erros, ter sempre uma boa tirada na hora certa, conseguir arrancar um sorriso de alguém muito sério.

    Dispor de um tempinho para caridade, no mais amplo sentido da palavra. E, por fim, saber e agradecer a Deus por isso, que sou uma pessoa privilegiada.

    abraços a todos

  22. Luiz Heeren 22/06/2009 às 11:37 AM #

    Muito legal Eliane. Parabens por sua visao de vida e obrigado por lembrar a todos a razao de viver.

  23. Jose Alves 22/06/2009 às 11:38 AM #

    Queridos colegas…
    Eu preciso de motivos é para ficar na cama… levantar é algo que faço naturalmente e acho que se alguém (considerado saudável) não o faz tem algo errado “fisicamente”, não?
    Ou deve mudar a alimentação, exercitar, e/ou mudar o ambiente afim de propiciar as codições para que o cérebro esteja funcionando bem.

    As vezes acreditamos que as consequências (problemas emocionais/psicologicos) são causas, por acharmos que a mente controla o corpo em uma relação de uma só via.

    É mais comum hoje que nunca problemas de depressão, ansiedade, deficiência de atenção, etc, consequentes de nossos hábitos alimentares pobres, poluição e stress quotidiano. Mas nunca os relacionamos com alimentação, falta de exercício físico, falta de contato com a natureza.

    O site abaixo é bem interessante, de Dr. Daniel Amen e tem recursos muito valiosos para nossa saúde como um todo (pode fazer um search no youtube com o nome dele que tem muitos vídeos interessantes):

    http://www.amenclinics.com/brain-science/

    Interessante também é conhecer um pouco das filosofias holisticas orientais, como o Tai Chi, a Yoga, a medicina tradicional chinesa e entender sua abordagem na relação corpo/mente.

    Algumas refexoes importantes:

    - Estou me alimetnando corretamente?
    - Estou mantendo meu corpo ativo com exercícios adequados?

    De acordo com a Ayuverda, ciência milenar indiana, “Nós somos o que Nós Comemos”.

    http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_22/alimentacaosaude.html

    Algo a mais para pensarmos sobre o que comemos e sua relação com nosso ambiente e efeitos em nossa saúde (mental e física), vale a pena assistir:

    http://www.ted.com/talks/mark_bittman_on_what_s_wrong_with_what_we_eat.html

    Bom final de semana a todos

  24. Edmundo Bittencourt 22/06/2009 às 11:40 AM #

    Caio,
    O que me motiva levantar todas as manhãs é a certeza de que o dia é único, vai passar e não volta mais e posso fazer alguma coisa para crescer e melhorar mais.
    Também sei que de mim dependem muitas coisas (família, sustento, etc) e não tenho como esmorecer ou voltar atrás.
    Abraço

  25. Romildo Godoy 22/06/2009 às 11:42 AM #

    Boa Tarde!

    Caio muito oportuna esta questão, Deni bela passagem!

    O que vejo também é que muitas vezes (quase sempre) dizemos que não temos tempo, não temos tempo para dizer aos pais e aos filhos e ás vezes ás esposas/maridos que lhes amamos, não temos tempo de ler emails muitos longos, ou ouvir um amigo que precisa de um pouco de conforto, carinho e um ombro amigo e principalmente não temos tempo para DEUS.
    Tenho constantemente participado destas comunidades de relacionamentos profissionais e muitas vezes se constata o que já vivo na prática, em geral quanto mais as pessoas se especializam profissionalmente, com cursos extracurriculares, pós graduação, MBA’s, etc mais se afastam de DEUS.
    Esquecem de agradecer á ele por ter condições de terem estas oportunidades que a maioria da população não tem.
    Como disse de uma forma geral, pois existem as exceções como vemos por aqui, devemos sim sempre agradecer por tudo o que conseguimos, pelos que não tem a mesma oportunidade que temos e principalmente por acordarmos todas as manhãs.
    Certa vez conversando com um advogado já bem sucedido, surgiu o assunto “DEUS”, comentei que não cosigo fazer nada sem agradecer a oportunidade de estar vivenciando aquilo naquele momento, recebi como reposta dele a seguinte frase: Eu também antes de dormir falo com Deus todas as noites peço á ele que me dê mais trabalho, mais saúde, peço pelos meus filhos e esposa.
    Encerrei dizendo: Eu também antes de dormir falo com Deus, agradeço pelo emprego que tenho, pela saúde que tenho e agradeço pela família que tenho.

    Abraço á todos e fiquem com DEUS!

    Romildo.

  26. Luiz Roberto Silva 22/06/2009 às 11:43 AM #

    Concordo contigo. Muito obrigado pelo arquivo.

  27. Denise Ferrari 22/06/2009 às 11:43 AM #

    Caio,
    O que me motiva todas as manhãs é a oportunidade de realizar as coisas que planejei e a possibilidade de que outras coisas, não contepladas no meu plano inicial, venham a acontecer.
    Muitas vezes é a conclusão de uma tarefa que ilumina o dia; outras vezes, um encontro casual, ou ainda, um por do sol ou uma chuva de verão. A oportunidade de apreciar o que se apresenta, cabe a nós.
    Como na música ‘Boas Vindas’ de Caetano: vem ver a vida… ela é bonita!
    Abraços,

  28. Clayton Soares 22/06/2009 às 11:45 AM #

    Acredito realmente que colhemos o que semeamos e que hoje é o primeiro dia do resto de nossas vidas!
    Caio, fiz o download para entender um pouco mais sobre o assunto. abraços.

  29. Roseanny Lima 22/06/2009 às 11:46 AM #

    Quero contribuir com o tema.

    Estamos envoltos em uma cultura capitalista, essa forma mencionada acima de se portar diante da vida são os valores ensinados desde a tenra idade.

    Passamos a vida sem ao menos nos perguntarmos se nossas opções são as que nos completam, há alguns anos um amigo disse que o sonho dele era ser decorador, mas o pai exigiu que ele fizesse informática para assumir os negócios da família, resultado não se sente completo.

    Entretanto, existem sinais que as coisas estão mudando, mas como é necessário uma década para a mudança de comportamento logo serão outras as oportunidades de renovação.

  30. Hilda Chiaretto 22/06/2009 às 10:39 PM #

    Caio,
    Há alguns dias recebi uma oportunidade e um presente de leitura que me desafiou a escrever minha missão, visão e valores. Sempre pensei sob o ponto de vista de uma organização para escrever a respeito, mas ainda não tinha pensado em mim para esse exercício. Confesso que foi muito impactante. Tanto foi que resolvi aplicá-los aos profissionais que oriento profissionalmente.

    Junto com esse exercício, respondi algumas perguntas como “Se mantiver os comportamentos e competências que possui, que pessoa se tornará aos 70 anos?” e “O que as pessoas dirão a seu respeito quando você se for?”. São perguntas que me fizeram refletir sobre quem eu sou, o que agrego nesta vida e o que me motiva a levantar da cama todos os dias (seu questionamento). A primeira vista, o resultado do exercício revelou uma pessoa muito focada no profissional. Depois, fiz uma reflexão e optei por fazer alguns ajustes, buscando inserir o lado afetivo e espiritual com maior foco.

    Naturalmente fazer o que eu gosto como atividade profissional e saber que fiz, faço e continuarei fazendo a diferença a muitas pessoas por atuar com Gestão de Pessoas, é o motivo mais forte que me faz levantar da cama.

    Mas, ao mesmo tempo, tenho a consciência e estou trabalhando para agregar mais motivos a minha vida, especialmente o aspecto afetivo e espiritual.

    Abraços a todos!
    Hilda

  31. Victor Fernandes da Rocha 25/06/2009 às 12:17 PM #

    Hoje posso dizer que meu trabalho me motivar a levantar da cama todos os dias, pois além de eu gostar muito do que faço, onde trabalho hoje tenho total liberdade e confiança para exercer meu trabalho (sem desmerecer minhas outras experiências), e é atravez desse emprego que poderia dar tudo que sonhei e desejo para minha familia e pessoas queridas.

    Precisamos sempre de um proposito, sempre de um desafio e objetivo, para criarmos força e encarar esse mundo competitivo, e são perguntas como essa que nos encentivam a lutar sempre, é como diz um comercial que vi esses dias na TV: “O mundo não é movido por respostas, mas sim pelas perguntas”.

  32. Eduardo Braun 22/07/2009 às 6:26 PM #

    Hum…difícil essa hein… bom se for dia de semana eu diria que era para o fim de semana chegar mais rápido…hehehe Agora sem brincadeiras, acho que é isso mesmo que os outros posts dizem, a vontade de crescer, evoluir, saber que é mais um dia que temos a chance de mudar e inventar novas maneiras de nos realizarmos. Claro que na teoria as coisas sempre são mais fáceis que na prática, e muitas vezes esquecemos totalmente de lembrar das grandes lições que acumulamos durante a nossa vida, mas isso faz parte da nossa jornada.

    Abraços.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 53 outros seguidores